• 0/4
  • 0 Votos
0 VotosX
Péssimo + ou - Bom Muito bom
0% 0% 0% 0%

Windows 10 x Windows 8.1 – Principais diferenças

Windows 10 x Windows 8.1:

Lançado recentemente o Windows 10 surpreendeu em vários aspectos, considerado por muitos o sistema operacional mais inovador que a Microsoft já criou. Porém, muitos usuários estão em dúvida sobre a atualização e se vale a pena fazer a mudança.

Menu Iniciar do Windows 10

Menu Iniciar windows 10

O Windows 10 pretende regatar os usuários que não gostaram muito da tela inicial e interface do Windows 8.1 que, por rechear a tela de blocos ou live tiles, era voltada especialmente aos usuários de dispositivos touchscreen. Assim, o Windows 10 trouxe uma junção perfeita de menu iniciar e blocos dinâmicos.

O menu do Windows 10 é bem semelhante ao do Windows 7, contando com uma cor sólida (que pode ser alterada), com uma paleta repleta de opções de personificação. Além disso, ele volta a ser vertical, com os conhecidos “aplicativos recentes”, “documentos recentes”, “aplicativos fixados”, como no menu tradicional, além de possuir uma barra de pesquisa muito mais específica e poderosa.

O botão de hibernação, delsigar ou reiniciar foi movido para o topo desta lista de menu ao lado do nome e foto do perfil do usuário.

Live Tiles, os blocos dinâmicos

Assim como no Windows 8.1, os live tiles podem ser editados, redimensionados em quatro tamanhos diferentes (se o aplicativo suportar) e arrastados como preferir. No windows 10 essa lista de live tiles foi aumentada, permitindo que o usuário adicione quantos aplicativos quiser, uma vez que a lista se estende para os lados, tal como a tela iniciar.

Se o usuário preferir usar o menu iniciar ao invés dessa tela cheia de blocos dinâmicos, a alteração pode ser feita de forma simples, clicando na barra de ferramentas, depois propriedades e por fim, desmarcando a opção “usar o menu iniciar ao invés da tela inicial”.

Janelas de aplicativos

No Windows 8.1 os aplicativos podiam ser visualizados somente em tela cheia, em vez disso, no Windows 10 o usuário pode abri-los diretamente no desktop e movê-los para que sejam abertos em janelas do tamanho que quiser.

É possível também dividir a tela em até quatro partes com recurso de encaixe automático, o que facilita muito a experiência de pessoas que precisam de várias abas e ferramentas abertas ao mesmo tempo.

Estética e Layout

windows 10 preview for laptops
Nesse quesito as diferenças entre Windows 8.1 e Windows 10 são quase imperceptíveis. As alterações mais notáveis estão no desktop, por exemplo, que apresenta cores opacas e um visual mais chapado, minimalista, assim, pela primeira vez na história do Windows, ele não apresenta qualquer efeito 3D.

As janelas contam com sombras discretas, notáveis apenas quando se sobrepõem e as notificações aparecem no canto inferior direito da tela, reduzindo a distância do clique, não no canto superior da tela como no Windows 8.1.

Considerações

O Windows 10 tem todas as cartas na manga para tornar-se um sistema campeão em popularidade e aceitação tal como o Windows XP e Windows 7, isso porque ele é uma versão melhorada do 8.1 e resgata antigas e queridas funcionalidades.

Porém, embora tenha se superado em muitos aspectos, há pesquisas e testes feitos que mostram que o Windows 10 ainda precisa melhorar bastante e superar seu desempenho em muitos aspectos, como em jogos, hibernação e níveis de armazenamento, deixando a desejar muitas vezes até quando comparado com Windows 7.

A Microsoft investiu muito para que o Windows 10 fosse mais leve e rápido que seus antecedentes. Além disso, ele suporta todos os aplicativos que o Windows 8.1 oferecia e praticamente qualquer programa para desktop. Sem dúvida a Microsoft continuará trabalhando para que as atualizações surpreendam

VIDEO: Confira, Windows 10 vs 8.1 vs 7 em 8 JOGOS + BENCHMARKS

  • 0/4
  • 0 Votos
0 VotosX
Péssimo + ou - Bom Muito bom
0% 0% 0% 0%